A sua definição de mestre é uma pessoa que sabe tudo sobre um assunto em específico, ou até tudo sobre tudo? Se for, engraçado, pois a minha definição é completamente diferente.

Quando o assunto é desenvolvimento de software, eu considero mestre alguém que entende que programação vai muito além da sintaxe, é extremamente equilibrado entre a teoria e a prática, trata qualquer pessoa, principalmente um estagiário, com o maior respeito que conseguir e conversa sobre novas tecnologias ou práticas sem soberba, conseguindo manter sua criatividade e curiosidade em níveis altíssimos.

Eu não considero necessariamente a quantidade de conhecimento em programação algo que irá definir a pessoa como mestre, até porque muitas vezes isto atrapalha, assim como a relação entre velocidade e controle: não adianta ter velocidade se você não tem controle. O desequilíbrio disto na programação cria um sitoma muito recorrente: soluções que funcionam, porém extremamente complexas.

Equilíbrio

Algo que quero trazer cada vez mais
para o meu universo.

O desequilíbrio forma um perfil de desenvolvedor bastante problemático, principalmene na questão de complexidade desnecessária. Repetidamente este tipo de pessoa irá falar que você é muito burro para entender o código que ela escreveu… e até em muitos casos ficar genuinamente feliz que você não teve capacidade para entender.

Do outro lado da moeda, temos dois exemplos de soluções desenvolvidas por mestres: jQuery, criado pelo John Resig, que mesmo com um vasto conhecimento em Javascript, conseguiu simplificar um problema monstruoso com um programa que qualquer pessoa conseguia entender e contribuir com plugins. E um exemplo em especial para mim foi o trabalho do Guillermo Rauch, criador do Socket.io, que me possibilitou criar sites com atualizações em tempo-real que eu mesmo desacreditava que iria conseguir fazer.

Isto para mim é ser mestre. É isto que eu quero me tornar e é isto que estou procurando trazer com o Javascript Masters. Se você também pensa assim, seja muito bem vindo amigo!

Qual o próximo passo?

Se você também tem interesse, o próximo passo é entender o que é mindfulness, algo fantástico que está mudando a minha vida e de pessoas muito importantes em nosso mercado de desenvolvimento.

Ou nos siga no Youtube e Facebook :)